3 de junho de 2009

Eu, professora Luciana, como mediadora do processo ensino aprendizagem.

“O trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo”, esta é uma citação do autor Paulo Freire, e descreve muito bem qual o verdadeiro papel do professor e o que é esse processo de ensino aprendizagem. Mostra-nos que devemos ensinar aquilo que os alunos têm interesse de saber e não somente chegar e “jogar” conhecimentos, que dificilmente serão totalmente absorvidos.
Eu, como mediadora desse processo ensino aprendizagem, entendo que temos que dar valor àquilo que os alunos se interessam, procuro sempre diversos meios para tornar a aprendizagem constante e prazerosa. Inserir esses alunos à tecnologia é o melhor caminho para garantir esse ensino aprendizagem.
A disciplina de História é muito criticada entre os alunos, por ser muito teórica, e buscar esses novos meios de ensino aprendizagem como a internet para pesquisas, o blog, vídeos, jogos educativos, tudo isso on-line acaba tornando as aulas atrativas, afinal é a realidade deles. A partir do momento que os alunos buscam o conhecimento, assessorados por tantos recursos pedagógicos e tecnológicos, esse saber, e como consequência a própria disciplina, se tornam muito mais interessantes.
Como professores, temos que ter a prática de buscar dentro dos conteúdos que temos que trabalhar a melhor forma de aplicá-los levando em consideração o interesse dos alunos, e assim realizarmos um verdadeiro ensino-aprendizagem.

Autora: Luciana Biazotto Alves.